quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ciganos d'Latão

Para além de se tratar de uma questão de dignidade, trata-se ainda de uma questão de humanidade. Nicholas Sarkozy, actual Presidente da França fez o que muitos não tiveram coragem para tentar sequer embora certamente o desejassem: a deportação dos ciganos da França aos seus países de origem. Vários outros países da Europa já se pronunciaram contra esta retirada, tendo o presidente francês ironizado com a desgraça alheia e sugerindo que quem o criticou acolhesse tais criaturas.
Realmente trata-se de um caso muito sério e por várias razões. Uma delas porque a maior parte deste clã não pretende trabalhar mas sim viver às custas de um qualquer Estado, dedicando-se a actividades menos licitas ou de mendicidade; depois porque não pretendem viver de maneira civilizada por mais que sejam criadas condições para tais, e ainda porque vão andando de país em país e quem tem de cuidar da sua situação é o último onde eles se refugiam.

Na verdade entendo que os seus países de origem é que devem cuidar dos seus nacionais e dar-lhes condições de vida, não sendo os outros Estados a terem de sustentar e arranjar solução para os problemas de vida que outros se desresponsabilizaram. Portugal também tem enfrentado o mesmo problema, recebendo clandestinos que mendigam nas nossas ruas e por quem ninguém se interessou, a começar pelo seu próprio país.

Neste momento já não poderá interessar a nacionalidade dos intervenientes, até porque as novas gerações já terão outra nacionalidade que não as dos seus pais; mas sim deverá interessar uma politica europeia que trate de conjuntamente dar resposta às necessidades humanas. E a já não ser possível arranjar uma «Alcatraz» para cada grupo e categoria que não queira viver segundo as regras do país que os acolhe, a solução terá mesmo de passar por um conjunto de esforços de todas as nações. Não só os países de origem têm a obrigação de cuidar dos seus e de serem capazes de dar resposta, como os países por onde tais criaturas vão deambulando tornam-se responsáveis, seja em termos de apoio social, ou em última instância, em termos criminais. O que não podemos fazer é atirá-los ao mar nem fingir que não existem.

Assim, quem não gostou nada foram os ciganos que disseram viver melhor em França...vá-se lá perceber por quê...onde tinham direito a uma mensalidade e a comida!

A discussão para a deportação teve diversas origens: nacionalidade, distúrbios, criminalidade, mendicidade, subsídios e apoios sociais, pensões, despesa pública, etc.

No entanto torna-se caricato a solução extrema ter partido de Sarkozy, cujo pai era Húngaro... Deste modo Sarkozy também não se pode gabar de ter origens puras francesas...uma vez que a levar a extremos a sua nova e recente politica também ele poderia ser deportado...para Bucareste!

Para uns existem os «ciganos d'ouro», para outros são todos de latão...

Sem comentários: