domingo, 19 de setembro de 2010

O Triunfo dos Porcos

Acabei de ler «O triunfo dos Porcos» de George Orwell, um excelente romance em forma de sátira à comunista União Soviética. Tudo começa quando os animais fartos de serem explorados pelo Homem desejam tomar as rédeas das suas próprias vidas idealizando uma vivência digna, justa e igualitária. Um velho porco idealiza uma Revolta na quinta onde viviam e assim se inicia um sonho concretizado mais tarde por todos os animais da quinta. No entanto, tamanha foi a ambição que rapidamente faz surgir um líder que após a vitória sobre o dono da quinta, estabelece um conjunto de regras - Mandamentos - a serem cumpridos. Só que o líder exacerbado pelo poder, acaba por destruir tudo aquilo que outrora tinha sido idealizado, alterando os Mandamentos conforme os seus próprios interesses, espezinhando os princípios que pretendera seguir e conseguindo levar todos a obedecer sem o questionarem, uma vez que ninguém se atrevia a contradizer o líder ou eram demasiado incultos para o fazer. Depressa a liberdade idealizada se transformou numa ditadura.
Com o passar do tempo, o líder vai afastando da comunidade os animais que lhe podem fazer frente e vai criando um autêntico exército de pupilos dispostos a morrer em seu nome. Deste modo, o líder vai sendo moldado pela corrupção, conspiração e pela própria ganância, tornando-se igual ou pior àqueles contra quem tinha lutado, já não se conseguindo distinguir os porcos dos homens. Assim foi destruído todo o ideal da Revolta e todo um sonho, de si inconcretizável neste mundo, ou pelo menos por uma «vara de porcos».

Obrigada sua ursa por me teres cedido tão brilhante livro! Bem disseste que ia gostar de uma história em que os animais falassem ;)

Sem comentários: